Pesquisa em cinema

COM TIEMI OTO

O curso explora a distinção entre pesquisa acadêmica e pesquisa cinematográfica, ressaltando as diferenças em termos de objetivos e propósitos. Abordaremos o conceito de desenho de pesquisa, enfatizando a importância de um planejamento estruturado para atingir os objetivos do projeto cinematográfico. Os participantes aprenderão sobre as técnicas de levantamento, incluindo abordagens qualitativas e quantitativas, bem como métodos de organização e análise de dados. Será discutido como a pesquisa pode enriquecer diversos aspectos da produção cinematográfica, desde o roteiro e a direção até a produção e a pós-produção, e os motivos de ser um setor estratégico da Paralelo 15 Filmes, apresentando casos práticos. 

FORMATO

O curso é 100% presencial. Envolve prática e teoria.
PRESENCIAL

LIMITE DE VAGAS

Limite de vagas de 15 pessoas por turma.
15 vagas

CARGA HORÁRIA

A carga horária total é de 16h, divididos em 4 dias de 4 horas cada.
16h

Sua jornada começa aqui.

Faça sua pré-inscrição e garanta a sua vaga! A próxima turma está previsto para OUTUBRO de 2023

Tiemi Oto

Bacharel em Filosofia e Relações Internacionais, Tiemi é apaixonada por pesquisa desde os tempos da universidade. Participou diversos projetos de pesquisa acadêmicos, antes de se encontrar no Audiovisual em 2018.

Realizou pesquisas para obras cinematográficas, como o média metragem documental “Chumbo” (2018) e a série de ficção “Entre Longes” (2021), os longas-metragens de ficção “Beatriz Vira Folhas” (2020) e “Memória de Elefante” (2023) e  o telefilme documental “Mato Conectado” (2023).  

Como roteirista escreveu o curta-metragem documental “Outro Tipo de Gente” (2019) – sobre a relação imagética dos não-indígenas, contrastando com a identidade indígena contemporânea. O curta-metragem de ficção  “Cotidiano” (2020) – a história de uma mulher que deseja beber café, mas não consegue por conta de suas atividades familiares e domésticas. E o curta-documental “Fogo e Fé” (2021) – sobre o maior incêndio ocorrido no Pantanal brasileiro, em 2021. Atualmente está desenvolvendo Caeté, um drama histórico, ambientado em 1930, no Pantanal.

CONTATO